São atribuições da Secretaria de Cidades e de Integração Regional, entre outras:

  • Coordenar e executar, junto a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a Política Estadual de Desenvolvimento Regional;
  • Desenvolver atividades voltadas para aumentar a oferta de infra-estrutura urbana nos municípios mineiros, conforme a Política Estadual de Desenvolvimento Regional;
  • Apoiar parcerias de universidades com municípios e entidades associativas;
  • Articular, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a execução de planos, programas e projetos regionais e setoriais dirigidos ao desenvolvimento geoeconômico e social dos municípios mineiros;
  • Alocar, harmônica e estrategicamente, os investimentos de infra-estrutura urbana da secretaria;
  • Planejar e administrar, junto a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, o desenvolvimento da rede de cidades mineiras, para melhorar a capacidade de prestação de serviços públicos;
  • Promover estudos, pesquisas, projetos e programas de desenvolvimento municipal e regional, nos aspectos ambiental, urbano, social, econômico e institucional;
  • Buscar recursos, parcerias e integração de programas junto aos entes da Federação – União e municípios –, além de entidades privadas e/ou internacionais, para a execução dos Planos Microrregionais de Desenvolvimento;
  • Promover, em parceria com órgãos e entidades estaduais, a capacitação dos servidores estaduais e municipais e dos representantes de conselhos estaduais vinculados a esta secretaria, bem como dos conselhos municipais, em temas relativos ao desenvolvimento urbano;
  • Garantir suporte técnico, logístico e administrativo para o funcionamento do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

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