A região Norte de Minas, historicamente, tem sido caracterizada por uma frágil estrutura econômica, social e urbana. Recentemente a região tem se preparado para ser receptora de empreendimentos do setor minerário, compreendidos no território norte mineiro abrangido pelas microrregiões (IBGE) de Salinas, Grão Mogol, e Janaúba, como uma possível estratégia de reestruturação produtiva regional. Dado que este processo acarretará em grande tensão sobre a frágil estrutura regional, no que tange às questões social, ambiental, urbana e econômica, em síntese, será responsável por significativa transformação das estruturas regionais, a elaboração de um plano estratégico, que vise subsidiar a formulação de políticas públicas e demais iniciativas regionais se faz essencial.

Assim, além de se colocar como um norteador das ações dos atores locais, este Plano permitirá que as ações das outras esferas de governo, estadual e federal, sejam mais eficazes no sentido da promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem, ou vão viver, no Norte de Minas.

Documentos relacionados:

1- Planos Regionais Estratégicos em Torno de Grandes Projetos Minerários no Norte de Minas;