A região do Médio Espinhaço é receptora de alguns investimentos que se caracterizam por empreendimentos do setor minerário. Os investimentos em questão, já promovem significativas alterações nas dinâmicas econômica e socioambiental da região. Assim, é fundamental que os municípios e sociedade do Médio Espinhaço estejam preparados para o novo contexto. Trata-se de uma região com diversas reservas e riquezas ecológicas extremamente importantes, com as quais se devem voltar as atenções, pois são estratégicas para o um desenvolvimento inclusivo e que tenha como fundamento a qualidade de vida de suas comunidades.

Em virtude desses grandes empreendimentos, o planejamento regional é apontado como ferramenta capaz de proporcionar à região uma agenda de desenvolvimento, com orientações para um melhor aproveitamento econômico-social dos novos recursos.

Em síntese, além de se colocar como um norteador das ações dos atores locais, este Plano permitirá que as ações das outras esferas de governo, estadual e federal, sejam mais eficazes no sentido da promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem, ou vão viver, no Médio Espinhaço.

Documentos relacionados:

1- Planos Regionais Estratégicos em Torno de Grandes Projetos Minerários no Médio Espinhaço;