O plano busca impedir o crescimento desordenado da região do Alto Paraopeba, que possui grande potencial de exploração de minério e que por isso estará recebendo para os próximos anos o maior volume de investimentos privados do país. O aumento da demanda mundial pelo minério de ferro e pelo aço atraiu novas empresas do setor minerosiderúrgico para a região, bem como provocou a expansão daquelas empresas existentes, gerando grande expectativa de emprego e renda, que consequentemente está atraindo uma enorme quantidade de pessoas. Toda essa mudança que está ocorrendo na dinâmica regional necessita de ações tanto do poder público como da iniciativa privada para evitar o caos regional, permitindo assim um processo de desenvolvimento integrado e equilibrado que possa beneficiar o conjunto da população que trabalha e reside no Alto Paraopeba.

O Plano de Desenvolvimento Regional do Alto Paraopeba: Investimentos Estratégicos é um instrumento de planejamento norteador das eventuais políticas para a região do Alto Paraopeba que propõe estratégias para o seu crescimento ordenado e sustentável.