O gerenciamento e acompanhamento da implementação das ações propostas no âmbito dos planos regionais é ação fundamental para a efetividade de todo esse processo de planejamento. Dessa forma, há a constante mobilização de atores públicos e da sociedade civil em favor da implementação das agenda regionais.

ATIVIDADES RELACIONADAS:

·         Grupos de trabalho de gerenciamento das diretrizes de planejamento regional.

•    Capacitação de gestores municipais e entidades pertencentes a Arranjos Produtivos Locais:

A SECIR faz parte do Núcleo Gestor de Arranjos Produtivos Locais (NG-APL), que tem como finalidade a elaboração de políticas públicas de apoio aos APL’s. Assim, desenvolveu-se uma metodologia para capacitação de gestores públicos e entidades direta e indiretamente vinculadas aos arranjos.  A metodologia visa trabalhar o desenvolvimento de ações cooperadas entre os atores públicos e privados e, ainda, a produção de Plano de Desenvolvimento do APL.  Confira a metodologia.

Links relacionados:

GTP-APL. Manual De Apoio Aos Arranjos Produtivos Locais.

Manual Operacional para as Instituições Parceiras. Versão Final (19/05/2004)

Minas Gerais. Lei nº 16.296, de 1º de agosto de 2006.

Minas Gerais. Decreto 44.972, de 2 de dezembro de 2008.

Minas Gerais. Decreto 45.916, de 24 de fevereiro de 2012.

Termo de Referência para Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais Versão para Discussão do GT Interministerial Versão Final (16/04/2004).

•   Política Estadual de Desenvolvimento Regional:

Uma das atribuições da SPADR trata-se da organização e sistematização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional. Nesse sentido, em consonância com os demais estados da federação e com o Governo Federal (Ministério da Integração Nacional), o Governo de Minas Gerais realizou a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que teve como objetivo a formulação de princípios e diretrizes para a construção da Política de Desenvolvimento Regional.

A Conferência Estadual se articula a um processo de construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional, de modo que foram eleitos delegados e foram encaminhados os princípios e diretrizes da Conferência Estadual para as Conferências Macrorregional Sudeste e Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.

Confira a lista de delegados, bem como os princípios e diretrizes elaborados na conferência Estadual

Carta, princípios e diretrizes da Conferência Macrorregional Sudeste.

Carta, princípios e diretrizes da Conferência Nacional.

Para maiores informações, dúvidas:

Weslley Cantelmo
Superintendente de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Regional