Rede de Informações Habitacionais

DESCRIÇÃO GERAL

A Rede de Informações Habitacionais do Estado de Minas Gerais é uma das atribuições da Secretaria de Cidades e de Integração Regional - SECIR: competindo-lhe criar e manter o arranjo institucional que viabiliza as finalidades e funcionalidades da rede.

Trata-se da articulação dos atores produtores e certificadores dos dados que compõem às informações habitacionais, tais como: déficit habitacional, casas entregues pela COHAB MINAS, vulnerabilidades sociais atestadas pelo CADÚNICO, caracterização da infraestrutura municipal, caracterização da infraestrutura domiciliar, Cadastro de mutuários e outros afins.

A Rede de Informações Habitacionais tem a finalidade de integrar esses dados, com o objetivo de produzir informações habitacionais certificadas e especializadas dentro das determinações da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE), orientada pela da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Esta funcionalidade da rede proporcionará ao Estado e aos Municípios Mineiros melhor capacidade de planejamento, controle e execução de ações na área habitacional.

Para a viabilização da Rede, um Termo de Cooperação Técnica deverá ser firmado, entre os atores SECIR, COHAB, SEDESE, IGA-SECTS e Fundação João Pinheiro para garantir a credibilidade e a segurança da base de dados que irão gerar as informações da rede.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver e organizar uma Rede de Informações Habitacionais do Estado de Minas Gerais, para aprimorar o planejamento da Política de Habitação de Interesse Social regional e local.

PÚBLICO ALVO

Rede de cidades, não metropolitanas, que estejam recebendo ou com potencial para receber empreendimentos econômicos que geram impacto no déficit habitacional.

BENEFICIÁRIOS

Famílias com renda  de 0 a 3 salários mínimos