Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento

 

O Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS) é um projeto inovador, idealizado pela Secretaria de Cidades e de Integração Regional (SECIR), que coloca Minas Gerais como o primeiro Estado do país a implantar um sistema de informações regulares sobre a situação do saneamento em seus municípios. O projeto também é pioneiro por tratar não somente do número de cidades que possuem serviços de saneamento, mas por também informar o percentual da população que tem acesso a esse serviço.

As informações levantadas pelo SEIS foram coletadas por meio de questionários aplicados em todos os municípios do Estado através de autopreenchimento e/ou entrevista com recenseador e se referem ao período 2008/2009. A coleta de dados se deu entre Junho/2010 e Junho/2011. Ao todo contamos hoje com 442 questões sobre saneamento básico, sendo 191 referentes à gestão municipal, 76 sobre o sistema de Abastecimento de Água; 72 sobre o sistema de esgotamento sanitário; 51 referentes à coleta e destinação final dos resíduos sólidos e 52 sobre a drenagem pluvial urbana.

Estamos na 3ª etapa do recenseamento para atualizar os dados e a coleta deverá estar finalizada em 2016. Já foram coletadas informações nas regiões Sul, Central, Centro Oeste. Os roteiros RMBH, Zona da Mata e Rio Doce estão sendo realizados e, posteriormente, será realizada a coleta nas regiões Norte, ALto Paranaíba e Noroeste.

A metrodologia do SEIS está sendo revista à luz do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) 

Acesse a Pesquisa

Legislação especifica: