Relacionadas ao Projeto Estratégico Planejamento e Desenvolvimento Regional Integrado desenvolvem-se as seguintes ações:

empreendimentos

Descrição Geral

Estes planos estão focados em municípios/regiões que receberão um, ou um conjunto de empreendimentos privados capazes de alterar significativamente a estrutura regional. O intuito é que, com o planejamento, se consiga prever as necessidades de ampliação de serviços e infraestrutura decorrentes da nova dinâmica regional, bem como promover desdobramentos regionais, que propiciem um melhor desenvolvimento para a região sob os pontos de vista social e ambiental.

Objetivo Geral
Favorecer, em escala regional, um ordenamento territorial capaz de promover a otimização dos investimentos, bem como apontar as necessidades de novos investimentos públicos e privados.

Público Alvo
Municípios/regiões que receberão um, ou um conjunto de empreendimentos privados capazes de alterar significativamente a estrutura regional.

arte1

desenvolvimento

Descrição Geral
Esta ação visa instalar uma lógica de planejamento regional em todo o território do estado de Minas Gerais, que promova uma melhor interação entre as dinâmicas de cada região. Estrategicamente a ação tem como prioridade as regiões que apresentam baixo dinamismo econômico e social conforme seus indicadores (IDH e IMRS).  Dessa forma, os planos deverão ser instrumentos de gestão para a orientação da formulação de políticas públicas e ações sociais por meio de agendas regionais de desenvolvimento.

Objetivo Geral
Apresentar mecanismos para estruturação e/ou reestruturação da infraestrutura física e das formas de governança vigente, com vistas a um modelo de desenvolvimento que tenha como premissas a inclusão social e a sustentabilidade nos contextos econômico, ambiental e urbano.

Público Alvo
Mesorregiões do estado de Minas Gerais, com prioridade para as regiões de baixo dinamismo econômico-social.

arte1

acompanhamento

Descrição Geral
O gerenciamento e acompanhamento da implementação das ações propostas no âmbito dos planos regionais é ação fundamental para a efetividade de todo esse processo de planejamento. Dessa forma, há a constante mobilização de atores públicos e da sociedade civil em favor da implementação da agenda regional.

Objetivo Geral
Garantir a manutenção de esforços para o cumprimento das agendas propostas pelos planos.

Público Alvo
Atores envolvidos com a implementação da agenda regional, conforme o respectivo plano regional.