Plano de Saneamento Básico Participativo
Clique na imagem abaixo e acesse a cartilha informativa sobre a elaboração do plano de saneamento de sua cidade

1-cartilhacartilha-pmsb-minist_cidades.pdf
1. Saneamento Básico “Mais Saúde Para Todos”

Objetivos:

Este projeto tem como objetivo principal ampliar a cobertura dos sistemas de abastecimento público de água; ampliar a cobertura de coleta de esgotos sanitários; incrementar o tratamento de esgotos; melhorar as condições sanitárias das famílias de baixa renda por meio da construção de Módulos Sanitários.

Este é um projeto que teremos como resultados a melhoria da qualidade de vida da população, redução do índice de doenças (febre tifóide, amebíase e leptospirose, dentre outras) e estaremos minimizando os impactos ambientais.

Secretaria de Cidades e de Integração Regional contemplam os municípios, os consórcios intermunicipais e outras instituições com a celebração de convênios de repasse de recursos com ações nas seguintes áreas:

Ações:

Abastecimento de Água (Municípios sem a concessão dos serviços da COPASA)

Tem como objetivo a redução do déficit de abastecimento de água verificado na maioria das vilas e povoados de todo o Estado, visando a melhorar a qualidade de vida de suas populações.

a) Os projetos técnicos abrangem:

* Sistema Simplificado de Abastecimento de Água - Poços Artesianos (perfurar e equipar)

O poço artesiano compreende captação subterrânea, reservatório e rede de distribuição (chafariz duplo ou chuveirão).

O poço artesiano deve ser urbanizado (cercado no entorno e com piso revestido em brita)

* Extensão e Distribuição de Rede

* ETA – Estação de Tratamento de Água

Módulos Sanitários

Contempla a instalação de módulos sanitários em residências de famílias de baixa renda, onde não existam as instalações sanitárias.

O módulo compreende fossa séptica, caixa d’água, vaso sanitário, chuveiro, tanque e lavatório, com instalação hidráulica e elétrica.

Sistema de Esgoto

Contempla intervenções necessárias ao aumento da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário nas áreas mais carentes do Estado.

Os projetos técnicos abrangem:

* Rede Coletora e Ligações Domiciliares

* Interceptores

* Emissários

* Elevatórias

2. Resíduos Sólidos

Objetivos:

O objetivo desta ação é ampliar o número de municípios servidos com sistemas de disposição final de resíduos sólidos urbanos com a desativação de lixões, buscando soluções ambientalmente seguras que beneficiará toda a população, pois implantado o Aterro Sanitário ou Usina de Triagem e Compostagem - UTC, que é uma forma para a disposição final de resíduos sólidos (resíduos domésticos, comerciais e de varrição de vias públicas), gerados pela atividade humana, teremos como resultados a melhoria da qualidade de vida da população, redução do índice de doenças (febre tifóide, amebíase e leptospirose, dentre outras) e estaremos minimizando os impactos ambientais.

Ações:

Os projetos técnicos abrangem:

* Usina de Triagem e Compostagem de Lixo - UTC

* Aterro Sanitário através de Consórcio Intermunicipal (projeto licenciado – Licença Prévia e Licença de Instalação